Como medir o Investimento em Assessoria de Imprensa?

Como medir o Investimento em Assessoria de Imprensa?

“Ok, Rita, já percebi os benefícios que a assessoria de imprensa pode trazer à minha empresa. Mas, em termos práticos, como é que posso ver os resultados do meu investimento nesse serviço?”

Esta é, como é lógico, uma das perguntas que mais me colocam.
A forma mais simples e imediata de medir a eficácia de uma estratégia de assessoria de imprensa é através da monitorização das notícias publicadas. Esta ferramenta, também conhecida, por “clipping”, consiste em fazer um levantamento de todas as menções feitas a uma empresa (ou a uma pessoa) na comunicação social.

Se, inicialmente, o clipping estava focado apenas na imprensa tradicional (jornais, rádio e televisão), com a chegada da internet, a sua área de ação foi ampliada de forma significativa, passando também a abranger a imprensa online, blogs, podcasts ou até redes sociais.

Esta é uma ferramenta indispensável para um assessor de imprensa. Utilizada de forma estratégica, ela dá acesso a várias métricas que permitem analisar o impacto das notícias publicadas e a perceção do público. Alguns desses indicadores permitem avaliar:

• o grau de exposição: contabilizar a quantidade de meios que fizeram notícias sobre a empresa
• a mensagem-chave: verificar se a notícia publicada está alinhada com os objetivos da empresa
• o teor da notícia: perceber se o sentimento presente no artigo publicado é positivo, neutro ou negativo para a empresa
• o alcance: ter uma ideia da audiência ou da circulação de cada meio
• a autoridade da fonte: perceber a relevância e a credibilidade do órgão de comunicação que publica a notícia
• a relevância digital: identificar a inclusão, nas notícias digitais publicadas, dos chamados “backlinks”, ligações que direcionam o leitor, diretamente, para o site da empresa (o que gera, não só, um aumento de tráfego de qualidade para o site, como aumenta a possibilidade de concretização de vendas)
• o Advertising Value Equivalent: indicador que permite à empresa perceber, em termos de valor monetário, o retorno que está a ter ao ganhar, em exposição gratuita, aquilo que poderia ter que pagar sob a forma de anúncio.

Estas são algumas das métricas mais utilizadas nos relatórios de clipping que um assessor de imprensa apresenta ao seu cliente. Pela sua complexidade, alguns destes indicadores são apenas disponibilizados por empresas especializadas neste serviço.

Uma utilização mais alargada do clipping pode ainda permitir às empresas monitorizar as notícias que saem sobre a sua concorrência, acompanhar tendências de mercado e identificar ameaças ou oportunidades.

Vamos tirar dúvidas?
Se tiver alguma outra questão sobre a assessoria de imprensa, deixe-me esclarecê-la. Escreva-me para o email: info@ritafonseca.com. Terei todo o gosto em dar-lhe uma resposta.

Top
Transforme a sua empresa em notícia
Sou especialista em comunicação em turismo.
Quer apresentar-me o seu projeto ou fazer parte da minha rede de parceiros? Fale comigo.