Mito: a Comunicação Social só se interessa por Grandes Empresas

Mito: a Comunicação Social só se interessa por Grandes Empresas

A ideia de que a comunicação social só se interessa por grandes empresas é falsa.
Todos os negócios podem ter factos e histórias capazes de despertar a atenção dos jornalistas.
Só é preciso saber contá-las e perceber que tipo de publicações é que podem ter interesse em ouvi-las.

Quando desenho uma estratégia de assessoria de imprensa para um cliente, tenho de considerar uma série de aspetos que o caracterizam. Analiso questões várias como a dimensão da empresa, os seus objetivos, o que é que diferencia o seu trabalho, os públicos que pretende alcançar ou a mensagem que pretende transmitir.

O resultado desta análise permite-me então decidir quais os canais de comunicação social que podem ter interesse naquilo que o meu cliente tem para dizer. É claro que nem todas as empresas têm mensagens suficientemente relevantes para despertar o interesse das televisões, por exemplo. Mas o leque de opções que a assessoria de imprensa tem ao seu dispor é muito mais vasto e abrangente do que isso.

Como assessora de imprensa, posso começar por escolher trabalhar com órgãos de comunicação nacionais ou regionais (estes últimos, de âmbito mais próximo e local); posso escolher privilegiar canais generalistas ou temáticos (na área do turismo, trabalho, muitas vezes, com meios que se dedicam a temas específicos como lazer, viagens, lifestyle, gastronomia ou vinhos); posso ainda escolher colaborar com publicações dirigidas a profissionais (e trabalhar, desta forma, informação mais técnica ou especializada); e posso, por fim, escolher e adequar a mensagem que quero passar a diferentes tipos de canais, desde jornais, revistas, televisões, imprensa online, rádios ou até blogues e portais informativos.

As possibilidades são imensas, o que me permite desenvolver um trabalho único e à medida de cada cliente. O importante é perceber a relevância e as potencialidades da informação que temos em mãos e procurar identificar a quem é que ela pode interessar.
Tal como qualquer outra ferramenta de comunicação, também a assessoria de imprensa pode ser usada por qualquer empresa, desde que se adapte à realidade de cada projeto.

“Vamos tirar dúvidas?”
Se tiver alguma questão, deixe-me esclarecê-la. Escreva-me para o email: info@ritafonseca.com. Terei todo o gosto em dar-lhe uma resposta.

 

Top
Transforme a sua empresa em notícia
Sou especialista em comunicação em turismo.
Quer apresentar-me o seu projeto ou fazer parte da minha rede de parceiros? Fale comigo.