Saber Ouvir é uma Arte

Saber Ouvir é uma Arte

Esta é daquelas frases que todos já ouvimos: saber ouvir é, de facto, uma arte. Para mim, é algo mais do que isso. É uma verdadeira necessidade. Sem ouvir os meus clientes, não consigo fazer o meu trabalho. Por várias razões.

Logo à partida, porque ninguém melhor que eles conhecem o seu projeto. Não faria sentido nenhum eu avançar com uma estratégia de comunicação sem os ouvir em primeiro lugar. Assim, antes de iniciar uma relação com um novo cliente, a primeira coisa que faço é agendar uma conversa e procurar conhecer as pessoas, a história do seu projeto, as suas motivações, ambições e, também, as dificuldades que sentem.

Procuro envolver essas pessoas no meu trabalho, não apenas no início, mas ao longo de toda a colaboração, motivo pelo qual as conversas são frequentes e ajudam a estreitar uma relação de confiança e de conhecimento mútuo.

Todas estas conversas são muito enriquecedoras e, tal como referi, fundamentais para eu poder criar o meu trabalho. É daí que extraio grande parte da informação que vou utilizar na divulgação e promoção de um projeto. Isto não quer dizer que concorde com tudo o que o cliente me diz. Muitas vezes, trago para a conversa uma perspetiva externa e distanciada sobre um determinado aspeto que acaba por transformar o seu ponto de vista e até por o surpreender. Por esta razão, acredito que estes diálogos são úteis para ambas as partes.

Saber ouvir torna-se, para mim, numa verdadeira arte, no momento em que temos capacidade de ouvir aquilo que o cliente não está a dizer. Isto acontece em situações em que a pessoa tem uma ideia, mas não a consegue expressar da maneira que deseja, em casos em que o cliente não sabe bem o que procura, mas tem presente aquilo que não quer, ou até mesmo em momentos em que a sua comunicação não verbal não acompanha aquilo que está a dizer.

É a todos estes sinais que gosto de dar atenção. É isso que me permite ter a sensibilidade necessária para conseguir desenrolar e desenvencilhar o fio de cada conversa e, assim, conseguir ir ao encontro das expectativas dos meus clientes.

Gostaria de falar comigo? Sou toda ouvidos!
Escreva-me para o email: info@ritafonseca.com e vamos conversar! Terei todo o gosto em conhecer o seu projeto

 

Top
Transforme a sua empresa em notícia
Sou especialista em comunicação em turismo.
Quer apresentar-me o seu projeto ou fazer parte da minha rede de parceiros? Fale comigo.